Programas buscam melhorar informações sobre chuvas
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta (Cemaden) e a secretaria de estado da Defesa Civil vão anunciar, na próxima terça-feira (9), os projetos pluviômetros automáticos e pluviômetros nas comunidades.
Os dois programas devem melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. O evento será às 9h30min, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), unidade Pedra Branca, sala 323, bloco B, no município de Palhoça.
Nesta reunião, que deverá contar também com a participação de técnicos da Epagri, da secretaria de estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e coordenadores municipais e regionais de Defesa Civil, serão discutidas as questões técnicas dos projetos e as diretrizes para aperfeiçoar a rede de monitoramento.
O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.
Em Santa Catarina, são 46 municípios monitorados pelo Cemaden e que têm prioridade de participação dos projetos.
Estas cidades foram selecionados com base na recorrência de desastres por deslizamentos e enxurradas. Entretanto, outros municípios catarinenses poderão se inscrever. Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas em www.cemaden.gov.br.